Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Porque os passarinhos não servem só para fritar nem os galináceos servem apenas para ser cozinhados
Estes foram feitos num dia de almoçarada cá em casa.
Não me perguntem o porquê do nome. Eu precisava de um e submetido a votos, os comensais é que escolheram no leque de sugestões dadas por eles próprios.
Ou seja, eu não tenho nada a haver com o assunto :P
Havia massa filo, havia a lembrança de uma sobremesa que comi em casa da Atlantys Maria e havia vontade de experimentar cenas. Cenas fixes :)
Portantos, pedaços de maçã de vários tipos (verde, amarela, vermelha, às pintinhas) porque cada um tem diferentes graus de acidez e sabor. Pedaços de pêra para amaciar a coisa. Sumo de 1 lima e meio limão, um pouco de vinho do porto, um pouco de açúcar mascavado (em pó e em cristal), uma pitada de essência de baunilha, 2 paus de canela e... acho que está tudo.
Misturar, tapar com película aderente e deixar a macerar durante 1 horita.
Foi o tempo de ir buscar a minha velhota pro almoço e voltar.
Depois, cortar folhas de massa filo aos pedaços (como podem ver experimentei tamanhos diferentes e formas diferentes), sendo que são recheados com a mistura da fruta à qual se adicionam passas, sultanas, pedaços de miolo de noz e de amêndoa (o elemento crocante fazia falta).
Fechado o envelope (optei por usar um pouco de manteiga), pincela-se com ovo. Coloca-se tudo em cima de uma folha de papel vegetal num tabuleiro, leva-se ao forno até estar dourado e depois decora-se com açúcar em pó.
Parece que foi aprovado! Um dos comensais disse que preferia sem nozes e amêndoas, mas de resto estava baril :D
NJoy!